quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Cuidados com o coto umbilical




O cordão umbilical liga o feto a placenta dentro do útero, e é o responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio necessários à sobrevivência dele.

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido. 

Após o nascimento, a aparência inicial do cordão umbilical tem aspecto gelatinoso e umedecido, tornando-se seco e endurecido até a queda. Seu desprendimento da parede abdominal ocorre por volta do 4° ao 8° dia de vida, podendo estender-se por até 14 dias.



                                                                               

Caso apresente vermelhidão no local, secreção purulenta, odor fétido, sangramento ou granuloma, procurar um serviço de saúde para avaliação médica.

Granuloma umbilical
O coto umbilical deve ser limpo a cada troca de fralda e após o banho, com haste ou algodão umedecido somente em álcool 70%, com movimentos circulares únicos, em um só sentido, na base onde o coto está inserido no abdome. Retirar secreções, trocando o algodão a cada movimento.


Após a sua queda, limpar por mais duas semanas, uma vez que o tecido ao redor está em fase de cicatrização.
É contraindicado o uso de faixas, moeda, fumo, pois precipitam infecção local. é importante também que o local fique livre de fezes e urina. O cuidador deve lavar as mãos e, se possível, fazer a limpeza antes de trocar a fralda que pode estar contaminada pelas fezes e transportar agentes patógenos para a região.


Bibliografia:

Souza, Aspásia Basile Gesteira. Enfermagem Neonatal cuidado integral ao recém nascido. São Paulo: Martinari, 2011.


VOCÊ SONHA COM UM FUTURO SAUDÁVEL PARA SEU FILHO?

        ACESSE:  Educação alimentar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré - Natal

Conheça os principais exames e as vacinas que devem ser realizados durante o pré-natal: • Tipagem sanguínea e fator Rh – ide...