quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Banho do recém nascido


O primeiro banho do recém nascido é um momento que envolve a família e é permeado por ritos e expectativas. Muitos não sabem como proceder nesse momento, limpar uma criança escorregadia e contorcendo-se, às vezes chorando, requer prática, mas relaxe, ficará mais fácil a cada vez. 

Antes de começar o banho, é necessário já deixar separado, todos os itens a serem utilizados, pois o bebê não deve ficar muito tempo exposto afim de evitar o resfriamento.

O banho pode ser diário nos períodos mais quentes do dia e o ideal é realizar antes do aleitamento para evitar regurgitação.

A água do banho deve ter um cuidado especial, pois a pele do recém nascido é muito sensível. Atualmente existem termômetros próprios para este tipo de mensuração, caso não seja possível, pode-se testar a temperatura, colocando o punho para sentir se a água está agradável. A temperatura deve variar entre 30 a 37,8°C.

Passo a passo para o banho:

  1. Retire a roupa do bebê, mantendo-o com fralda e coberto para reduzir a perda de calor;
  2.  Apoie o corpo do recém nascido sob a região axilar, segurando a cabeça com uma das mãos;   
                                 
  3. Inicie pela higiene do rosto, limpando os olhos do canto interno para o externo com algodão, gaze ou pano limpo e macio embebido em água;
  4. Ocluir o meato auricular, com dedo anelar e polegar, para evitar a entrada de água, que favorece infecções;                                                                                                                         
  5. Lavar a cabeça com xampu ou sabonete neutro, em pequena quantidade, massageando o couro com movimentos suaves; enxaguar bem. O couro cabeludo pode apresentar-se oleoso e com crostas, nos primeiros dias. Alguns serviços recomendam passar óleo mineral 30 minutos antes, usando pente fino delicadamente, durante o banho, para facilitar a retirada;
  6. Secar o rosto e a cabeça com toalha macia ou fralda de algodão;
  7. Retirar a fralda e e limpar o períneo com um pano macio e água morna;
  8. Colocar o bebe na banheira gradualmente, familiarizando-o com a temperatura da água, segurando-o com firmeza: antebraço esquerdo apoiando a cabeça e mão esquerda segurando o braço esquerdo do bebê. Mantê-lo semi-sentado.                                                                           
  9. Em recém nascidos pequenos, em dias de frio, pode-se mergulhar a criança envolvida em toalha ou fralda de tecido.
  10. Limpar com sabão apropriado para bebês, em mínima quantidade possível: tórax anterior, abdome, braços, pernas, e coto/cicatriz umbilical, genitais. Enxaguar aos poucos.                       
  11. Virar a criança e ensaboar o dorso, glúteos, coxas e pernas: girar o bebe de modo que o braço esquerdo passe a apoiar o peito e o dorso da criança. A mão esquerda segura o braço direito do recém nascido. Atentar para o rosto não alcançar a água;                                                             
  12. Secar cuidadosamente as dobras, palma das mãos e entre os dedos. A fralda de algodão seria uma boa opção. As toalhas com capuz também são úteis;
  13. Vestir tórax, colocar fralda, deixando o coto descoberto e colocar o resto da roupa de acordo com a temperatura ambiente.
  14. Completar com higiene nasal e introito das orelhas.
OBS.: Se o recém nascido urinar ou evacuar no início do banho, secar e aquecer o bebê, lavar a banheira, trocar a água e continuar o procedimento.
           Não esfregar o sabonete diretamente na pele. os agentes de limpeza devem apresentar o pH neutro e o mínimo de perfumes.



Bibliografia utilizada:

Souza, Aspásia Basile Gesteira. Enfermagem Neonatal cuidado integral ao recém nascido. São Paulo: Martinari, 2011

VOCÊ SONHA COM UM FUTURO SAUDÁVEL PARA SEU FILHO?

        ACESSE:  Educação alimentar

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré - Natal

Conheça os principais exames e as vacinas que devem ser realizados durante o pré-natal: • Tipagem sanguínea e fator Rh – ide...